A Secretaria Acadêmica é o setor responsável por controlar e organizar diversos aspectos da vida dos alunos de graduação da UEMG Unidade Divinópolis. Dentre os serviços desenvolvidos pelo setor estão:

– Acompanhar a atualização dos programas e/ou ementas das disciplinas ministradas na Unidade;
– Colaborar com os coordenadores de curso nas solicitações de aproveitamento de disciplinas e outros;
– Cumprir os prazos fixados no calendário escolar;
– Emitir atestados, declarações, certificados e históricos solicitados pelos discentes;
– Executar o lançamento no histórico escolar das resoluções referentes à dispensa de disciplinas, emitidas pelo Colegiado e/ou Coordenação de curso;
– Executar os lançamentos e as atualizações dos históricos escolares;
– Executar os procedimentos de matrícula inicial e a manutenção dos registros acadêmicos;
– Instruir os processos de expedição de diplomas e encaminhá-los para registro ao Departamento de Registro de Diplomas da UEMG;
– Orientar e controlar o recebimento dos requerimentos de dispensa de disciplinas, observando os prazos fixados;
– Orientar, assessorar e acompanhar os discentes nos pedidos de transferências, trancamentos de matrículas e solicitações de aproveitamento de estudos e outros;
– Preparar a documentação para a cerimônia oficial de outorga de grau;
– Promover a execução do cálculo de número de vagas existentes nos cursos e encaminhá-las para a Coordenadoria de Registro Acadêmico/Reitoria para conferência e publicação em edital;
– Providenciar os materiais necessários à operacionalização das atividades da Secretaria Acadêmica;
– Viabilizar a liberação das disciplinas no sistema acadêmico.

Endereço: Avenida Paraná, 3001, bairro Jardim Belvedere – CEP 35501-170 – Divinópolis (MG)
E-mail: secretaria.divinopolis@uemg.br

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FORMULÁRIOS E OUTROS DOCUMENTOS

Abaixo, estão os formulários solicitados durante requerimento de documentos para a Secretaria Acadêmica. Todas as solicitações poderão ser realizadas por e-mail, seguindo os seguintes passos:
– Preencher o formulário de requerimento, de acordo com a solicitação;
– Pagar o valor referente à solicitação, por meio do DAE;
– Encaminhar para o e-mail da Secretaria Acadêmica (protocolo.divinopolis@uemg.br) o formulário preenchido, junto com o DAE pago ou comprovante de pagamento.

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  • Requerimento de Aproveitamento de Estudos (este formulário deverá ser entregue preenchido na Secretaria Acadêmica, presencialmente, junto com os demais documentos) CLIQUE AQUI

No Requerimento de Aproveitamento de Estudos, o aluno faz a solicitação mediante apresentação do Histórico Escolar e das ementas (planos de ensino) das disciplinas cursadas na instituição de origem e do aproveitamento das disciplinas de outros cursos de graduação. O Requerimento de Aproveitamento de Estudos, bem como os documentos a ele relacionados, não será protocolado por e-mail. O coordenador de curso é o responsável por analisar os pedidos.

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  • Requerimento de Expedição de Diploma (este formulário deverá ser entregue preenchido na Secretaria Acadêmica, presencialmente, junto com os demais documentos  CLIQUE AQUI

O graduado deverá comparecer à Secretaria Acadêmica com o formulário preenchido ou requerer, em formulário próprio (Requerimento de Expedição de Diploma), o seu diploma. Os documentos necessários para o registro de diploma são:
– Certidão de nascimento ou de casamento atualizada (fotocópia legível) – em caso de certidão colorida, a fotocópia deverá ser colorida;
– CPF (fotocópia legível);
– Documento de identidade (fotocópia legível);
– Título eleitoral (fotocópia legível) e comprovante de votação;
– Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) / Certificado de reservista – aluno do sexo masculino (fotocópia);
– Histórico do Ensino Médio ou equivalente (fotocópia );

Para o graduado da própria UEMG, a 1ª via do diploma é gratuita, conforme Portaria MEC 40/2007, art. 32, parágrafo 4º. Não há gratuidade de expedição de 2ª via do diploma. Neste caso, é necessário o pagamento do DAE para todos os graduados.

Observação importante: O nome registrado no diploma estará de acordo com a certidão civil apresentada. Para informações adicionais sobre como requerer o diploma e demais documentos relacionados ao graduado, procure a Secretaria Acadêmica da Unidade ou envie e-mail para diplomas.divinopolis@uemg.br. A entrega do diploma tem prazo médio de 18 meses, a contar da data de entrada no Setor de Registro de Diplomas. O Requerimento de Pedido de Diploma, bem como os documentos, não será protocolado por e-mail.

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Este requerimento, geralmente, é usado para requerer: Certificado de Conclusão de Curso, Declaração de Conclusão de Curso, Declaração de Matrícula (com observações), Declaração de Pedido de Diploma, Histórico Escolar, Matriz Curricular, Ementas das Disciplinas Cursadas, Cancelamento de Matrícula, Desistência de Curso e Regime Especial (atestado).

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Neste requerimento, o aluno solicita o reingresso no curso, apresentando, no campo destinado para este fim, uma justificativa dos motivos que o faz retornar ao curso. Cabe ao coordenador de curso e ao Colegiado darem o parecer para o pedido.

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  • Requerimento de Trancamento de Matrícula CLIQUE AQUI

O aluno pode solicitar o trancamento de matrícula até o 20º dia letivo do semestre. O direito ao trancamento de matrícula, parcial ou total, é concedido ao estudante a partir do 2º período do curso, cabendo ao Colegiado de curso analisar a solicitação de trancamento.

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O aluno solicita diretamente, na Coordenação de curso, em prazo divulgado pela Unidade, após o encerramento do semestre letivo, tendo o prazo de 3 dias úteis para protocolar este requerimento, que passa pela análise da Coordenação do curso, que, depois de verificadas todas as informações necessárias, dará o parecer.

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  • Orientações sobre o DAE (Documento de Arrecadação Estadual)  CLIQUE AQUI

Os documentos que necessitam de pagamento de DAE são:
– Histórico Escolar

– Declarações de qualquer natureza
– Ementas/Planos de Ensino

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  • Tabela de valores dos serviços prestados pela UEMG conforme resolução CONUN 297/2014 CLIQUE AQUI

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Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor de Protocolo:
E-mail: protocolo.divinopolis@uemg.br
Telefones: (37) 3229-3520