Este laboratório é um espaço físico destinado principalmente a formação dos estudantes do Curso de Ciências Biológicas. Trata-se de um espaço amplo contendo seis bancadas em granito e metal, armários com acervos de animais conservados em via líquida e plantas e/ou órgãos vegetais diversos para as aulas práticas das disciplinas de Zoologia e Botânica. Além deste material, há ainda um armário de madeira que armazena um acervo de insetos constituindo a entomoteca do laboratório e outro armário para armazenamento de exsicatas constituindo um pequeno herbário.

No final do ano de 2016, os alunos do Curso de Ciências Biológicas (vespertino e noturno), como trabalho de graduação da disciplina de Botânica, incrementaram o laboratório com uma carpoteca composta por três estantes onde ficam expostos diversos exemplares de frutos.

Entre os equipamentos e materiais para desenvolvimento de aulas práticas no laboratório estão vinte microscópios binoculares, quinze lupas estereoscópicas, banho-maria, vidarias diversas, estufa para secagem de plantas, modelos anatômicos de animais, materiais cirúrgicos e outros.

O objetivo do laboratório é possibilitar aos futuros biólogos o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para sua formação através do estudo da morfologia interna e externa de uma espécie, da taxonomia e sistemática e da fisiologia animal e vegetal.