A proposta do núcleo é organizar, agregar e consolidar núcleo de pesquisa e extensão que direcione seus esforços no sentido de caracterizar os inúmeros resíduos gerados na agroindústria, em seus parâmetros químicos, físico-químicos e microbiológicos, definindo, de forma clara e segura, a composição nutricional e antinutricional, bem como a segurança de sua aplicação. Além dessas caracterizações, o núcleo de pesquisa e extensão atuará na busca de diferentes formas de emprego desses resíduos na alimentação humana e animal. A criação e consolidação de núcleo com esses propósitos é de uma importância inquestionável, uma vez que, a partir do momento em que se aproveitam os resíduos gerados na agroindústria, cria-se a possibilidade de elaboração de novos produtos de baixo custo, aumentando o lucro do setor agropecuário e reduzindo o impacto ambiental gerado no descarte dos mesmos. São esses os objetivos do núcleo.

Objetivos específicos:

  • Promover o aprimoramento das pesquisas em aproveitamento de subprodutos agroindustriais.
  • Promover a interlocução entre a UEMG e as empresas dos setores agroindustriais e, desta forma, propiciar a intervenção na sociedade e na realidade regional.
  • Funcionar como suporte para o desenvolvimento das pesquisas produzidas na UEMG Unidade Divinópolis e integrar as atividades dentro do contexto das linhas de pesquisa do núcleo.
  • Construir mecanismos de articulação entre professores/pesquisadores de diferentes departamentos que contribuirão, de forma transdisciplinar, e que transitam entre a pós-graduação e graduação acadêmica de diversos cursos na instituição.

Linhas de pesquisa:

  1. Aproveitamento de Resíduos e Subprodutos Agroindustriais;
  2. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência;
  3. Química Verde;
  4. Química Ambiental;
  5. Energia Limpa e sustentabilidade.

Coordenador: Dr. Renato Silva Leal E-mail: renato.leal@uemg.br