O Núcleo de Estudos Interdisciplinares das Relações Étnico-Raciais tem como foco constituir-se enquanto um centro de referência para realização de ações de ensino, pesquisa e extensão sobre as relações étnico-raciais.De forma pontual, realizar atividades de investigação, levantamento e disseminação de informações sobre a temática, além de criar uma forma permanente de diálogo entre docentes, discentes, estudiosos e pesquisadores da UEMG e de outras instituições interessados em discutir a problemática com vistas à construção de propostas que auxiliem na elaboração de políticas públicas e na implementação de ações que visem à desconstrução do racismo, estereótipos e preconceitos que se fazem presentes no cotidiano escolar, nas universidades e na sociedade brasileira como um todo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Realizar pesquisas sobre a população negra na perspectiva de gênero e pertença social, e desenvolver projetos de extensão junto à comunidadede modo a possibilitar a ampliação e aprofundamento da dimensão educacional, literária, sociocultural, econômica, tecnológica, histórica e geopolítica das relações étnico-raciais na sociedade brasileira e suas implicações em todos os níveis e modalidades de ensino.
  • Produzir e ou assessorar a confecção de materiais didáticos e de apoio ao professor que verse sobre educação e relações étnico-raciais e pensamento social afro-brasileiro, com vistas ao resgate da história, resistência e contribuição tecnológica, social, econômica, política, intelectual e literária da população negra, quilombola;
  • Desenvolver programas e projetos de pesquisa e extensão com referenciais teórico-metodológicos que permitam a inclusão positiva da população negra e quilombola.
  • Promover e assessorar a formulação de projetos de intervenção social que contemplem a população negra enquanto sujeitos históricos e protagonistas de ações educativas e resistência cultural.

LINHAS DE PESQUISA:

1. Educação para as relações étnico-raciais, diversidades e formação de professores;
  2. Espaço, memória, territórios e relações étnico-raciais;
  3. Juventudes, enfrentamento à violência e as relações étnico-raciais;
  4. Reações étnico-raciais e culturas negras;
  5. Mídias, movimentos sociais e relações étnico-raciais.

Coordenadora: Dra. Simone Maria dos Santos Ribeiro
E-mail: simone.santos@uemg.br