O Núcleo de Pesquisa em Gestão, Sociedade e Epidemiologia na Enfermagem e na Rede de Atenção à Saúde trata-se sobre a conciliação entre os temas gestão, epidemiologia e saúde mental na saúde com ênfase na enfermagem. Os projetos desenvolvidos abordam o cuidado empregado ao paciente/comunidade, assim como a gestão do cuidado aos usuários, os recursos humanos e materiais, as questões burocráticas presentes no cotidiano de trabalho, bem como a tomada de decisão do profissional de saúde/enfermeiro diante dos problemas enfrentados no cotidiano de trabalho. Além disso, esse núcleo visa a promoção da saúde mental em nível especializado (CAPS) e na comunidade. A epidemiologia se destaca como campo de conhecimento abrangente e consegue perpassar pelas áreas de conhecimento acima mencionadas e promover a discussão das determinações sociais do processo saúde doença.

Objetivo Geral:

Executar, avaliar e programar as ações de promoção, proteção e recuperação de saúde dos indivíduos, possuindo mudanças na rede de atenção a saúde. Sabe-se que o trabalho dos profissionais da saúde impactam sobre os recursos, gestão de pessoas e pelos resultados institucionais. Desse modo, é necessário identificar, minimizar e solucionar os fatores dificultadores que interferem na rede de atenção a saúde em busca de promover um ambiente organizacional que possibilite aos profissionais trabalharem conforme a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, ou seja, condizentes com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Destarte, busca-se com este núcleo identificar, contribuir, analisar e propor melhorias no processo de trabalho dos profissionais nas instituições de saúde e na comunidade. Ademais, os projetos desenvolvidos no núcleo propiciará aos profissionais envolvidos, o conhecimento para reconhecer e interver nos problemas e situações, visualizando a importância de gerenciar o processo de trabalho em saúde, fazer os levantamentos  epidemiológicos e atuar na saúde mental, valorizando as dimensões éticas e humanísticas, com resolutividade em nível individual e coletivo. Além de ser conduzido a refletir sobre a competência, liderança, tomada de decisão, comprometimento e responsabilização profissional, subsidiando mudanças na prática profissional. Reitero ainda, que o núcleo se enquadra nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, por proporcionar o fortalecimento da formação profissional de modo atuante, crítico e preparado cientificamente no desenvolvimento teórico e assistencial na saúde, além, de promover ao aluno participante o desenvolvimento de atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade. Desse modo, o aluno será capaz de conhecer e intervir sobre os problemas e situações, reconhecendo-se como agente de mudança desse processo.

Objetivos Específicos:

• Desenvolver estudos sobre gestão e gerência dos serviços de saúde e de enfermagem, contemplando tomada de decisão, recursos humanos, qualidade e produtividade, liderança, sistemas de informação, ética e bioética, segurança do paciente, acreditação hospitalar, políticas públicas e serviços de atendimento ao usuário.
  • Promover estudos sobre a subjetividade e condições objetivas inerentes ao trabalho em saúde, bem como a democratização da gestão.
  • Promover a saúde mental na comunidade, visando identificar e atuar diante os fatores que determinam a qualidade de vida Analisar e intervir nos processos relativos às substâncias psicoativas no contexto macro e micro social enquanto um fenômeno complexo e multifatorial; prevenção, tratamento e reinserção social; educação e capacitação de profissionais de saúde.
  • Identificar e analisar o perfil epidemiológico da população visando conhecer e atuar nos fatores relacionados aos determinantes de saúde.
  • Planejar estudos de construção e validação de instrumentos de indicadores de qualidade de vida que orientem os profissionais de saúde em relação a possíveis intervenções.

Linhas de Pesquisa:

1. Gestão de serviços de saúde e de Enfermagem